Sócio ambiental
Para aplicarmos a sustentabilidade precisamos de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados, para que este compromisso esteja alinhado com os objetivos da empresa. Desenvolver a sustentabilidade e conscientizar as pessoas para que possamos trabalhar juntos em prol da construção de um mundo melhor é um desafio diário, constante e que precisa ser atualizado frequentemente. Fazemos questão de atuar nos 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, através de diversas práticas socioambientais.
O gerenciamento de nossos processos é um fator fundamental para promovermos o desenvolvimento sustentável. Através de uma gestão de processos de maneira consciente, pensando na otimização dos recursos nas atividades do processo, na diminuição do impacto ambiental, na minimização do desperdício e na redução do consumo dos recursos não renováveis é possível criar uma cultura em prol da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em nossa organização.
O desafio, sem dúvidas, é acompanhar e implementar a sustentabilidade a médio e longo prazo. A Marini&Silva está atuando fortemente para que futuramente possa comprovar que a implementação de todas essas práticas e conceitos contribuíram para existência de um mundo melhor.
A Marini&Silva adota práticas sustentáveis para promoção de resultados positivos no desenvolvimento do nosso trabalho, para sociedade e para o meio ambiente.
Conheça algumas das práticas aplicadas em nossa empresa:
- Redução do consumo de papel: buscamos utilizar na maior parte dos documentos dos nossos processos a assinatura digital, evitando assim a impressão desnecessária de papel e geração de resíduos;
- Home office: o trabalho remoto reduz a emissão de carbono na atmosfera por não utilizarmos meios de transporte públicos ou privados para deslocamento, sendo assim cada colaborador pode exercer suas funções na comodidade da sua residência;
- Reuniões online: nossos encontros e reuniões são feitas através de plataformas online, inclusive reuniões internas, externas com fornecedores ou externas com clientes, a adoção dessa prática também visa a redução de emissão de carbono na atmosfera.
- Gestão online de controle dos processos: o armazenamento virtual permite que sejam gerenciados inúmeros documentos sem a necessidade de impressão dos mesmos, dessa forma temos a redução do consumo de papel, economia de espaço físico para arquivamento de documentações, propicia o aumento da segurança de documentos importantes e confidenciais, e ainda agiliza a busca economizando tempo.
- Gestão online das legislações: considerando os inúmeros municípios e estados em que atuamos, optamos por utilizar um banco de dados virtual com as legislações aplicáveis para condução de nossos processos. Facilitando o acesso de todos a qualquer tempo e não sendo necessário um espaço físico para armazenamento deste material.
Coleta Seletiva
Para que os resíduos sejam corretamente destinados, é importante que sejam segregados na fonte. A separação mais usada é em recicláveis e não recicláveis, sendo que os coletores são divididos por materiais, com cores padronizadas que obedecem à resolução CONAMA 275/2001. Os resíduos mais gerados em setores administrativos e a respectiva cor do coletor estão listados abaixo:
- AZUL: papel/papelão;
- VERMELHO: plástico;
- VERDE: vidro;
- AMARELO: metal;
- MARROM: resíduos orgânicos;
- CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação de acordo com a quantidade gerada.
É de fundamental importância que os resíduos recicláveis sejam encaminhados para associações ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis, pois eles darão destinação adequada aos resíduos, além de gerar trabalho e renda. Aplicando um dos princípios contidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde cita que o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.
Através de nossas redes sociais e site divulgamos sobre a importância da coleta seletiva e descarte correto dos materiais tanto em nossas residências quanto nos locais onde atuamos.
Inovação
A crescente demanda por confiabilidade da documentação bem como a minimização dos impactos ambientais podem ser atendidos pela implantação de assinatura digital.
A assinatura digital permite a redução do uso de papel e, consequentemente, diminui o consumo de recursos naturais para produção deste papel. Além dos ganhos financeiros e de tempo, essa tecnologia inovadora proporcionou inúmeros benefícios práticos de promoção da sustentabilidade, como por exemplo: redução do tempo necessário para coleta de assinaturas físicas.
A adoção dessa tecnologia possui valor jurídico e está em conformidade com a legislação vigente no Brasil, propiciando confiabilidade a todos envolvidos no processo e garantindo a eficiência e agilidade exigidas no mundo atual.